Viagem Segura de Revolução Farroupilha fiscaliza mais de seis mil veículos em 24 horas

Embora no meio da semana, o feriado de Revolução Farroupilha contou com atenção especial das autoridades de trânsito com a realização da 78ª edição da Operação Viagem Segura, na quarta-feira (20). Em apenas 24 horas, foram fiscalizados 6.455 veículos e registradas 1.193 infrações de trânsito, sendo 51 por embriaguez. A ação recolheu 174 veículos e 51 CNHs irregulares e, ainda, registrou 41 acidentes de trânsito nas ruas, rodovias e estradas gaúchas, dos quais resultaram sete mortes e 36 feridos.
No combate à alcoolemia, 690 condutores foram solicitados a fazer o teste do etilômetro. Desses, 20 foram autuados por teste positivo, sendo 14 enquadrados em crime de trânsito (70%). Trinta e um condutores recusaram-se a soprar o etilômetro e sofrerão as mesmas sanções administrativas do teste positivo – multa de R$ 2.934,70 e suspensão da CNH por 12 meses. Em caso de reincidência em um ano, é aplicada multa em dobro e instaurado Processo de Cassação do Direito de Dirigir.

Megablitz

Na noite de terça para quarta-feira, Detran RS, Brigada Militar e Polícia Civil realizaram Megablitz na Avenida Paulo Gama. Na ação, foram fiscalizados 220 veículos, somando os esforços dos agentes da Balada Segura à Viagem Segura.
Os órgãos de trânsito autuaram 69 infrações diversas e realizaram 200 testes de etilômetro. Sete motoristas tiveram resultado positivo e foram autuados por dirigir sob influência de álcool. Um deles, por crime de trânsito. Outros 20 foram autuados por recusa ao bafômetro.
A Megablitz, que foi criada para reforçar a Operação Viagem Segura, é realizada sempre nas vésperas de feriados e principais datas comemorativas. As blitze conjuntas são montadas em vias de saída de Porto Alegre, buscando coibir comportamentos de risco e retirar de circulação motoristas sem condições de pegar a estrada.
Detran RS