Túnel encontrado em presídio de Passo Fundo tinha 3 metros de comprimento

O túnel encontrado em uma cela do Presídio Regional de Passo Fundo, no Norte do Rio Grande do Sul, chegava a 3 metros de comprimento, 1 metro de diâmetro e 1,5 metro de altura. Possivelmente construído para uma fuga, o buraco foi encontrado pelos agentes da Superintendência Estadual de Presídios (Susepe) na sexta-feira (4).

Segundo o diretor da casa prisional, Renato Garlet, é certo que foram os próprios presos que estavam na cela que abriram o buraco. Resta saber exatamente quais dos 11 homens participaram da tentativa de fuga. “Amanhã [terça-feira (8)] começamos a levantar quem exatamente está envolvido na autoria”, avisa o diretor.

Os 11 presos foram remanejados para outras celas.

Garlet ainda explica que o túnel foi descoberto através de denúncia. “Trabalhamos com inteligência interna e externa, monitorando os riscos de fugas, e recebemos denúncias diárias. Fomos atrás dessa e descobrimos”, revela.

Garlet lembra também que este mesmo procedimento frustrou a construção de outro túnel, em outra cela, em 2016. “Encontramos o buraco já com 1 metro de comprimento”, disse o diretor.

Assim que concluída a obra que cobrirá o buraco, a cela será novamente ocupada por outros presidiários. Segundo Garlet, o presídio possui 692 presos atualmente, e sua capacidade é de 307.

fonte: g1.globo