SMED realizou curso de “Cuidador de Escola” em Ronda Alta

O curso “Cuidador de Escola” foi realizado por uma equipe multiprofissional, sob a supervisão da equipe de psicologia e a coordenação da psicóloga Caroline Signori Carneiro. Subsidiado pela Secretaria de Educação e Desporto, teve por objetivo ofertar os conhecimentos básicos necessários para interessados em estagiar como atendentes nas escolas da rede municipal de ensino, através do CIEE – Centro de Integração Empresa. A capacitação também intencionou promover o crescimento profissional e pessoal, sensibilizando os participantes sobre a importância da infância e suas peculiaridades, preparando-os não só para a prática cotidiana escolar, como também para o desempenho comportamental em sua vida particular.

Com carga horária de 20 horas, o curso abordou diversos temas, dentre eles, as atribuições do cuidador infantil e campo de atuação; cuidados prestados no âmbito das atividades educativas, de entretenimento e recreação; postura profissional e ética; cuidados prestados no âmbito emocional e cognitivo; estimulação afetiva e emocional; violência contra a criança; configurações familiares; cuidados prestados no âmbito da saúde e higiene infantil; principais riscos de acidentes; doenças infantis; primeiros socorros, e também informações burocráticas acerca do estágio.

Aproximadamente 25 pessoas participaram das aulas que ocorreram aos sábados, dias 19 e 26 de agosto e 2 de setembro, nos turnos manhã e tarde, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores e da EMEI Vó Elmira Guiland.