SMEC de Rondinha promove 2ª Edição da Campanha de Incentivo à Leitura

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Rondinha promove a 2ª Campanha de Incentivo à Leitura: “Quem conta um conto, acrescenta um ponto”, com o objetivo de despertar a sensibilidade e o prazer pela leitura, possibilitando a participação de crianças e jovens em situações de comunicação oral e escrita, como contar, recontar e criar histórias.

            Para o sucesso desta campanha a secretaria conta com a parceria das comunidades escolares das Escolas: EMEI Profª Eida, EMEB Francisco Mariano Braga, CEEB Conde D’Eu, EEEF João Menegon e EEEF 28 de Março e também do Centro Cultural Ladislau Krzyzanski e do Espaço Criançando.

Sabe-se que os benefícios da leitura vão muito além de tornar um indivíduo alfabetizado, que compreenda e interprete com autonomia o que lê,  que constrói e ressignifica seus conhecimentos.

A partir desta semana serão divulgadas ações desenvolvidas pelas escolas participantes, sendo que nesta edição destacamos as atividades das seguintes escolas: Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mariano Braga e Centro Estadual de Educação Básica Conde D’Eu.

A EMEB Francisco Mariano Braga realizou várias atividades relativas a esta campanha, tais como: exposição de livros em diferentes espaços da escola, paradas específicas para leitura durante o período escolar, invasão de sala de aula com contação de histórias  e disposição de caixas literárias em locais públicos para facilitar o acesso à leitura para a comunidade rondinhense.

Ações realizadas pelo CEEB Conde D’Eu referentes a campanha foram as seguintes: contação de histórias, dramatização, cantos, cantinho da leitura, painéis do Sítio do Pica-pau Amarelo, sacola literária, teatro (Curso Normal) e anos iniciais, leitura compartilhada, sacola de jogos, declamação de poesias, versos, caixa da leitura, confecção de livrinhos e produção de poesias.

Para o segundo semestre está previsto o Concurso de desenho e redação com o tema “Ler é…” que busca estimular a criatividade, a produção artística e textual. A SMEC agradece as escolas pelo engajamento nesta campanha e ressalta a sua importância, pois é a soma das ações de cada um que contribui para a formação de leitores.