SEGUNDO CICLO DE DEBATES FOI REALIZADO EM CONSTANINA

O evento aconteceu na sexta-feira dia 06 de outubro de 2017 no Centro Cultural de Constantina, nos turnos, manhã e tarde. As entidades organizadoras concentraram os trabalhos reunindo representantes de entidades regionais, entre estas: Diretores, lideranças da Cresol Constantina com seus coordenadores de agências; lideranças e diretores da Cresol Sarandi, Diretores da Coopac, membros das Diretorias do SINTRAF de Constantina, Sarandi e Ronda Alta, assim como, sindicalistas dos STRs de Liberato Salzano, Três Palmeiras, Palmeira das Missões e Espumoso.

A EMATER esteve presente através de sua Coordenação Regional Frederico Westphalen e equipes técnicas municipais da região. A Direção do CESURG fez-se presente com sua reitoria e acadêmicos. Também participaram Prefeitos, Vice-Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais, imprensa e demais lideranças da região.

Pela manhã, no primeiro painel de debates, o tema em pauta foi a Agropecuária Brasileira e a Agricultura Familiar tendo como painelista o renomado professor Zander Navarro, Doutor em Sociologia pela Universidade de Sussex da Inglaterra, professor aposentado da UFRGS e pesquisador da EMBRAPA, tendo à mesa, como debatedor o Sr. Ivor Vicentini, Presidente da COOPAC.

À tarde, o painelista foi o Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, Antônio Inácio Andrioli abordando o tema sobre o papel da agricultura familiar, limites e desafios. O debatedor foi o Sr. Báulio zatti, Diretor da Cresol Central SC/RS e Vice-Presidente da Cresol Constantina.

Os organizadores avaliaram que o evento atingiu seus objetivos nos temas propostos, assim como, a participação do público regional, presente em grande número; atividade importante que remete a uma profunda reflexão e análise sobre a conjuntura atual e desafios sobre perspectivas futuras para agricultura familiar e suas organizações no atual contexto.

O Presidente da Assembleia Legislativa Edgar Pretto esteve presente e cumprimentou as entidades pela importante iniciativa.

O segundo Ciclo de debates foi promovido pelas FETRAF-RS, CRESOL  Constantina, Cresol Sarandi e COOPAC, com apoio do CESURG e Emater/RS.