Rondinha realiza a semana do meio ambiente

A cidadania inclui o dever de proteger o meio em que vivemos e requer algumas regras de boa conduta e respeito mútuo, conscientes de que a coletividade pede a parcela de contribuição de cada indivíduo. Desta forma, a Administração Municipal de Rondinha, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, promove anualmente a Semana do Meio Ambiente, com a realização de diversas ações  com este intuito.

            No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em parceria com a EMATER e a Vigilância Sanitária, realizou-se no Centro Estadual de Educação Básica conde D’Eu e na Escola Municipal de Educação Básica Francisco Mariano Braga, orientações com demonstrações práticas, entrega de folders sobre: aproveitamento do lixo orgânico, reaproveitamento do óleo de cozinha, prevenção à dengue, campanha de recolhimento de lixo eletroeletrônico, sugestões pedagógicas relacionadas ao lixo.

            Neste dia, também foram conduzidas visitação a uma Área de Preservação Permanente reflorestada no ano anterior com a colaboração de alunos, bem como o plantio de árvores nativas próximas à barragem de contenção do Arroio Lambari a fim de recompor a mata ciliar deste local.

            Ressalta-se que até o dia 31 de julho está em andamento a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico, sendo que as doações podem ser realizadas diretamente na Prefeitura.

            Também, solicita-se a colaboração da comunidade rondinhense para o novo Sistema de Recolhimento de Lixo semanal:

  • 2ª FEIRA A SÁBADO DE MANHÃ: LIXO DOMÉSTICO – Separe o lixo seco do orgânico, identificando embalagens com vidros para evitar acidentes;
  • 5ª FEIRA: RESTOS DE VEGETAIS E GALHOS;
  • 6ª FEIRA: ENTULHOS, RESTOS DE CONSTRUÇÃO E MADEIRA, separados de outros resíduos. Não serão recolhidos restos de gesso e telhas de amianto.

            Esta consciência de cuidado e preservação do ambiente que nos cerca vem sendo desenvolvida a partir da constatação de que todos temos a necessidade de pautar ações e atitudes de maneira responsável para que vivamos em harmonia e equilíbrio com a natureza.

            Junte-se você também nestas ações coletivas para o bem de nossa comunidade e do planeta!