Rondinha está mobilizada para a Campanha do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio

Os setores públicos, os comércios e as entidades locais, estão engajados nessa campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, que ocorre durante todo o mês de setembro.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) ocorre um suicídio a cada 40 minutos no Brasil e a cada 40 segundos no mundo. O suicídio é multifatorial – não há apenas um motivo ou situação -, sendo decorrente de doenças mentais graves, associadas a fatores sociais, pessoais, financeiros e até culturais.

Diante desses índices, o município organizou uma programação, com ações efetivas de orientação, informação e sensibilização referente ao tema da campanha.

A programação abrange todo o setor público, o comércio, as entidades, as escolas, as igrejas, através de: cartazes alusivos ao tema; decorações em amarelo; folders informativos; sensibilização no dia “D” – 10 de setembro- na Praça Municipal, com entrega simbólica de sementes de girassol (flor que gira em busca do SOL e da VIDA).

No dia 12 de setembro, aberto a toda população, ocorrerá um encontro com médico Psiquiatra, Dr. Érico Hecktheuer, nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores, às 19hs, oportunizando conhecimento, informações e orientações sobre as ações efetivas de prevenção e controle do suicídio.

Nas escolas os professores estarão trabalhando a “Valorização da Vida”, através de atividades diversas durante todo mês.

Aos profissionais de saúde de todos os níveis da atenção básica, é necessário saber reconhecer os fatores de risco para trabalhar preventivamente.

Sabemos que é necessário desmistificar a cultura e o tabu que existe em torno do suicídio, e para isso, precisamos o apoio da sociedade como um todo, assim como, o comprometimento dos gestores, com políticas públicas que transformem esse cenário.

 

                                                                                             O SOL sempre volta a brilhar!

                                                                                                     #digasimavida

                                                                                                           Setembro Amarelo

                                                                                  Apoio: Prefeitura Municipal de Rondinha-RS