RONDINHA – BARRAGEM DE CONTENÇÃO DO RIO LAMBARI AVANÇA

Nos últimos dias houve significativo avanço na construção da barragem de contenção do Rio Lambari. Uma equipe da secretaria de obras (quatro caminhões caçamba, motoniveladora, dois carregadores e um rolo compactador) realizou importante trabalho transportando centenas de cargas de solo que foram compactados no local do represamento. Neste momento os primeiros dois metros de altura da taipa foram atingidos o que já causará o represamento parcial de chuvas.

O barramento tem uma base com extensão de 40 metros e alcançará 4 metros no topo superior, cuja altura alcançará 10 metros; a extensão de margem à margem terá um largura aproximada de 100 metros.

A programação de construção da obra terá sua sequência nas próximas semanas necessitando da colaboração do clima, visto que estamos nos aproximando dos períodos de chuvas de inverno.

A obra foi iniciada no dia 24/08/2016 e resolverá o grave problema das enxurradas que alagam parte da cidade de Rondinha, iniciativa viabilizada após três anos de tratativas, ocasião em que um minucioso estudo técnico foi desenvolvido por Engenheiros, Técnicos e outros profissionais que atuam especificamente na área.

Todo o projeto tem a responsabilidade técnica e acompanhamento permanente do Engenheiro Miguel Ângelo Gonçalves, que elaborou os memoriais descritivos do reservatório, material que está sendo utilizado e método executivo, tudo com base no estudo hidrológico da bacia do rio e área atingida. Segundo o Engenheiro, foram tomados todos os cuidados para elaborar e executar o melhor projeto técnico possível e com toda segurança necessária.