Ronda Alta – Secretaria da Saúde reforça importância da imunização contra o sarampo

O Brasil, até o dia 10 de agosto 2019, registrou 1.680 casos confirmados de sarampo. Atualmente, se encontram em situação de surto 11 Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Goiás, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe, Piauí e Paraná. Nos últimos 90 dias houve registro de 228 casos confirmados da doença em menores de 1 ano.

Com intuito de reforçar as ações contra o Sarampo no Brasil e reduzir a incidência e gravidade da doença nos menores de 1 ano, neste momento, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação de todas as crianças de 6 meses a 11 meses de idade, com uma dose da vacina tríplice viral. É importante esclarecer que essa dose, chamada “dose zero”, não substitui e não será considerada válida para fins de calendário nacional de vacinação da criança.

Assim, além dessa dose que está sendo aplicada agora, os pais e responsáveis devem levar seus filhos para tomar a vacina da tríplice viral aos 12 meses (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose). A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida, independentemente de a criança ter tomado a “dose zero” da vacina.

Procure a Sala de Vacinas, localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde de Ronda Alta, e informe-se. Levar junto a Carteira de Vacinação.

 

Fonte: PM/Ronda Alta