Estiagem atinge a região e prejuízos em lavouras são registrados
A previsão para este mês de outubro apenas registra poucos acumulados e não teremos chuva para amenizar a estiagem na região.
Publicado em 19 de outubro de 2020
Compartilhar
A- A A+

A estiagem está castigando as lavouras de várias regiões do estado, nos municípios ao redor de Ronda Alta a falta de chuva está prejudicando nesse momento as culturas do milho e o trigo.

O milho está na fase de crescimento e algumas lavouras de trigo estão na fase final de enchimento de grãos e com a deficiência hídrica está deixando grãos menores e mal formados.

Outro setor que também sofre com a falta de chuva são os produtores de leite, onde a seca prejudica as pastagens de verão deixando a qualidade da alimentação abaixo do necessário para os animais.

A região norte do estado possui uma das maiores bacias leiteiras do Rio Grande do Sul. Como houve seca no verão e o produtor teve dificuldades para produzir silagem, o fato se agrava com o solo seco.

Vários agricultores relatam que possuem lavouras financiadas e que já estão em busca do Proagro pois a perda das lavouras já é grande.

Na mesma época do ano passado o mês de outubro, foi de enchentes com grandes volumes na região e transtornos devido ao altos acumulados de precipitação de chuva.

A previsão para este mês de outubro apenas registra poucos acumulados e não teremos chuva para amenizar a estiagem na região, outro fator é o calor previsto para essa semana, com temperaturas ao redor de 30 graus, aumentam a secura do solo fazendo com que a situação da estiagem piore ainda mais.  



Fonte: Jornalismo Máxima FM
Fotos
Comentários