Construção de açudes auxilia famílias de agricultores na luta contra a estiagem
.
Publicado em 24 de agosto de 2020
Compartilhar
A- A A+

A construção de açudes pelo Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura Rural, coordenado pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e executada pela Emater/RS-Ascar, seguem acontecendo na região Norte do Estado, visando a redução do impacto da estiagem através do apoio à construção de estruturas de reservação de água para usos múltiplos, para a expansão da prática da irrigação entre os agricultores e pecuaristas no Estado.

As obras do programa são viabilizadas com recursos do Fundo de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), e tiveram início em 2017. A Emater/RS-Ascar é responsável pela elaboração dos projetos técnicos e a execução da obra fica a cargo do Departamento de Infraestrutura e Usos Múltiplos da Água (Dinfra), da Seapdr.

Os açudes são construídos em propriedades da agricultura familiar, com capacidade média de três mil metros cúbicos, para irrigação de plantações, criação de peixes, dessedentação animal e outros usos, favorecendo a diversificação da produção na propriedade familiar. A distribuição dos projetos no Estado foi baseada em informações técnicas, como precipitação pluviométrica, índice de desenvolvimento regional e histórico de projetos elaborados por Coredes. A escolha dos agricultores beneficiados foi feita a partir de reuniões dos Conselhos Municipais de Agricultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa Emater
Fotos
Comentários