Projeto Culturas Étnicas em Foco é desenvolvido em Ronda Alta
Projeto envolve música, história e cuidados com o meio ambiente!
Publicado em 20 de maio de 2020
Compartilhar
A- A A+

Conheça um pouco mais sobre o Projeto que está sendo desenvolvido no município e aborda história, música e cuidados com o meio ambiente!

De que se trata o projeto?

O Culturas Étnicas em Foco é um projeto pertencente ao Ponto de Cultura, rede de projetos financiados e apoiados pelo Governo Federal, através do Ministério da Cidadania e Diversidade Cultural. Milhares de atividades de incentivo sociocultural são realizadas em todo o Brasil por meio desses projetos.

Como está sendo desenvolvido no município?

Em Ronda Alta, existem dois Pontos de Cultura. Sendo um deles o da Rádio Navegantes (Sociedade Comunitária Navegantes) intitulado ‘Culturas Étnicas em Foco’.

Como é o desenvolvimento desse projeto desenvolvido pela Rádio Navegantes?

O nosso projeto é desenvolvido em três áreas distintas: história, música e educação ambiental.

Desde setembro de 2019 estamos fazendo gravações, na qual buscamos através do relato de algumas pessoas da comunidade, contar a história de suas famílias e a relação delas com o município. Questões socioculturais da época como a forma de trabalho, as dificuldades enfrentadas, o convívio social e a religiosidade também pauta.

No momento, estão sendo lançado alguns previews para a comunidade entender o que está sendo feito. O material será publicado na integra em Setembro de 2020.

Na área musical, viemos realizando atividades para posterior produção de um CD que será gravado em estúdio. Serão 15 faixas lançadas na obra.

No dia 21 de Setembro de 2019 foi realizado um Festival da Canção que selecionou os participantes, todos talentos da nossa comunidade. Desde então, vários encontros para ensaios, trabalhos de composição de letras e melodia estão sendo feitos.

Infelizmente, nos últimos dias o trabalho de gravação no Estúdio está paralisado em virtude da pandemia da Covid-19, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde.

Além dos talentos locais que passaram na classificatória do Festival, a obra contará com a participação de dois grupos musicais do município de Ronda Alta: o Coral Municipal e Grupo Italiano da Linha Divisória.

O cuidado com o meio ambiente também é objeto do nosso projeto. A partir desta semana, nas quintas e sextas-feiras a Rádio Navegantes terá em sua programação o programa ‘Água – Recurso Essencial para a Vida”, veiculado a partir das 15h, abordando diversos assuntos gerais sobre esse recurso natural, em perspectiva local, estadual e nacional.

E a divulgação desse material?

O material que está sendo lançado por meio das redes sociais é somente uma prévia para que conheçam a nossa proposta. A partir de setembro de 2020 haverá a publicação do conteúdo na integra.

Você pode acompanhar o trabalho na página no facebook do projeto Culturas Étnicas em Foco.
                   

Na manhã desta quarta-feira, dia 20, Welliton Fortes que está envolvido com o projeto, esteve nos estúdios da Rádio Máxima detalhando informações sobre o objetivo e o trabalho que esta sendo desenvolvido.

Abaixo você ouve a entrevista na íntegra.

Fonte: .
Áudios
Fotos
Comentários