Grupo de capoeira promove reflexão sobre dia da consciência negra

A Prefeitura Municipal de Constantina, através do Projeto Arte e Vida – Jovens e Adolescentes, está desenvolvendo oficinas de Capoeira com um grupo de jovens do Bairro São Roque. As oficinas acontecem no turno inverso ao de sala de aula e são ministradas pelo mestre Bartelemi. Atualmente o grupo conta com 20 componentes.
Na sexta-feira 17 o grupo realizou uma intervenção cultural nas escolas do nosso município, mostrando um pouco da cultura da capoeira e provocando reflexões sobre o Dia da Consciência Negra.
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, data que marca os 322 anos da morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares e simbolo das lutas e da resistência da população negra. A data serve como momento de reflexão sobre a importância das negras e dos negros na construção da nação brasileira, onde cumpriram e cumprem um papel fundamental, sendo que até hoje não se teve o devido reconhecimento. O povo negro segue se organizando e lutando por seus direitos. A capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música.