Em grande evento é inaugurada a Barragem do Arroio Lambari em Rondinha

Aconteceu na noite desta sexta-feira 29, a solenidade de inauguração da Barragem de Contenção do Rio Lambari em Rondinha. O ato foi realizado no próprio local da obra, com a presença de autoridades, entidades, imprensa e comunidade, seguindo com grande programação no Estádio do Clube União, evento que fez parte das programações de aniversário do município de Rondinha que em 2019 comemora 54 anos de emancipação político administrativa.

A finalização do projeto ocorreu no mês de fevereiro do ano corrente com a concretagem e revestimento da parede interna da contenção. A execução física do barramento iniciou em 24/08/2016 com a remoção de árvores, galhos, solo superficial e limpeza do local até chegar a terra firme. Em seguida, foi construído o vertedouro de fundo em linhas de bueiro com envelopamento de concreto. Após, foi iniciado o transporte, aterramento e compactação do solo, atividade desenvolvida com uso de equipamentos da própria municipalidade, através da equipe da Secretaria Municipal de Obras que, de forma intercalada, aos serviços habituais, realizou o transporte de aproximadamente 3 mil cargas de solo específico, transportado de um local distante a 6 km da obra.

Finalizado o barramento em solo compactado, iniciou-se a etapa de concretamento da parte superior da ‘’taipa’’, em seguida, foi construída a estrutura em concreto da parte externa que terá função de escoamento da água represada, caso, eventualmente, a barragem atingir o limite máximo de capacidade.

O Prefeito Ezequiel Pasquetti declarou que todos os recursos para construção da barragem, na ordem de R$ 1.200.000,00, foram integralmente custeados pelos cofres do município. ‘’A obra era uma reivindicação e necessidade antiga da comunidade que enfrentou sérios transtornos com alagamentos ao longo de muitos anos. Hoje, a barragem resolverá esses problemas representando maior tranqüilidade à população ribeirinha’’, ponderou Pasquetti.

Créditos/Joel de Brito)