Conselho Municipal de Saúde de Ronda Alta realiza mais uma reunião

Na última quinta-feira, 12 de julho, foi realizada mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde de Ronda Alta. O encontro ocorreu na Sala dos Conselhos, localizada no prédio da Prefeitura Municipal, e, após a discussão da pauta do dia, o Prefeito Gasparetto falou sobre as próximas ações que serão desenvolvidas na área da saúde.

Antes de encerrar, a Presidente do Conselho, Joelma Mingotti Pasa, entregou aos conselheiros um pequeno mimo em homenagem ao Dia do Homem, comemorado no domingo, 15 de julho.

Dia do Homem

Esta data tem o propósito de chamar a atenção da sociedade para problemas e circunstâncias que possam atingir, em especial, o sexo masculino.

No Brasil, a data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores, em 1992. Deste então, as atenções para tal data vêm crescendo, sobretudo por parte de autoridades políticas e por núcleos de especialistas na saúde do homem, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância dos cuidados com o corpo e a mente. Um exemplo desse tipo de conscientização diz respeito ao Câncer de Próstata, doença que atinge uma grande parcela da população masculina de todo o mundo.

Outro objetivo da reflexão que propõe o Dia do Homem é a igualdade entre os gêneros masculino e feminino. O alvo principal desta proposta é a mudança de comportamento com relação a muitas posturas colocadas tanto por condutas machistas, quanto por condutas do radicalismo feminista, que tendem a restringir o debate da valorização profissional e social da mulher e do papel fundamental que o homem desempenha neste processo.